Fonte: Portal da Lulu – Magazine Luiza

Dicas para separar, lavar e passar diferentes tipos de roupas

Lavar roupa é uma tarefa que pode exigir muito trabalho e tempo. Para evitar problemas, basta seguir algumas dicas que vão valorizar seu esforço e conservar aquelas peças que você adora.

Para começar, separar roupa é uma etapa muito importante. Colocar tudo que está sujo e precisa ser lavado em um bolo só é um atalho para o caos. É necessário organizá-las pelo tipo de tecido, cores e o nível de sujeira em que elas se encontram. De cara, separam-se roupas brancas, que podem ficar até um dia de molho, e coloridas, que ficam somente alguns minutos senão começam a desbotar. Também deve-se colocar separado roupas escuras e com manchas, que também têm um tempo de molho diferente. Existem máquinas de lavar que têm uma função especial para tirar manchas. Algumas peças, como as de lã, tricô e crochê, devem ser lavadas dentro de saquinhos especiais (à venda nos supermercados) para roupas delicadas. O mesmo acontece com as roupas íntimas, que também há programas especiais para esse tipo de roupa.

Outra dica para fazer as peças de roupa durarem mais é colocá-las do avesso na máquina de lavar. Isso evita que elas fiquem cheias de bolinhas causadas pelo atrito do tecido com a máquina. Uma dose pequena de álcool misturada, junto ao sabão em pó, com a água da máquina ajuda a deixar a roupa mais branca.

O processo não acaba na lavagem! O jeito de estender a roupa também faz toda diferença. Utilizar o menor número possível de pregadores evita marcas nas roupas e pendurá-las para secar em cabides são medidas que facilitam a hora de passar.

Dica

Veja o que fazer para conservar cada tecido:

Veja o que fazer para conservar cada tecido:

TECIDO COMO LAVAR
Evite encolher ou comprometer as fibras, utilize água em temperatura ambiente. Lave a peça na mão e seque-a na posição horizontal.
Algodão Esse tecido encolhe se for lavado em alta temperatura. Na hora de passar, resiste bem ao ferro, mas amassa com facilidade. Se a roupa for colorida, deve ser lavada pela primeira vez separadamente das outras peças.
Seda Nunca torça nem centrifugue, pois trata-se de um tecido leve. Na hora de passar, use temperatura baixa e evite o vapor.
Linho Delicado, deve ser sempre lavado à mão, nunca centrifugar nem usar água com alta temperatura. Na hora de passar, não há problema em usar ferro quente, porém, amassa com facilidade.
Acetato, rayon e viscose Tecidos que nunca dever ser centrifugados, pois deformam facilmente.  Para passar, use temperaturas baixas.
Poliéster, nylon e lycra A lavagem desses tecidos deve ser feita em água morna. Na hora de passar, o ferro deve estar em baixa temperatura, também não utilize vapor.

CENTRAL DE ATENDIMENTO LG:

11 4304-4310 | 11 98227-4632