Texto retirado do BLOG Mulher Multifacetada IN
Há algum tempo atrás a Lilian do Mulher Super e a Ângela do Corpo Sano me pediram maiores informações sobre a Lava e Seca, e como eu sei que é um assunto que gera muita dúvida, eu mesma fiz muita pesquisa antes de comprar, resolvi fazer um post com mais algumas informações, agora que estou morando no apê e lavando roupa mais constantemente posso fazer um relato mais detalhado.
A minha lava e seca é uma LG de 8,5 kg você pode vê-la aqui onde relato as minhas primeiras impressões.
Em relação ao sabão eu continuo usando sabão líquido Ariel, comprei na promoção junto com o amaciante Downy com um preço super bom  e como a promoção foi prolongada comprei outras vezes então ainda tenho muito desse sabão. Eu particularmente gosto bastante do Ariel, apesar de algumas manchas mais difíceis continuarem na roupa mesmo após a lavagem, por isso comprei também o Vanish em pó (pois o líquido pra manchas mais difíceis não tava fazendo nem cosquinha). Achei o Vanish em pó bem eficiente, extremamente caro, mas bom.
Outra coisa que pode ajudar na hora das manchas mais difíceis é usar a pré lavagem da máquina, também costumo por um pouco de sabão direto na mancha pra ajudar a remover e assim a roupa fica bem limpa.
Quanto ao cheiro de queimado que ficava nas roupas nas primeiras lavagem sumiu totalmente, hoje só fica o cheiro do sabão e do amaciante.
Em relação ao consumo de água e energia eu acho a máquina extremamente econômica, o consumo de água é difícil comparar pois já vem inclusa na conta do condomínio, em relação ao consumo de energia também não posso reclamar, achava que ela gastaria bem mais do que tem gasto, é claro que como somos somente duas pessoas a utilização é menor do que uma família maior com crianças que sujam mais as roupas.
Embora ela trabalhe bastante aos fins de semana, pois lavo os lençóis todas as semanas, as toalhas, depois as roupas escuras, as coloridas, as brancas se tiverem um volume razoável e as vermelhas que mancham, além dos guardanapos de cozinha.
Outra coisa importante de ressaltar é que as máquinas front load danificam muito menos as roupas, sabe a gola de camiseta que na máquina de tambor sai toda torta, nessa de modelo frontal não acontece dela ficar toda torcida e torta.
O ciclo que eu mais utilizo é o algodão e dificilmente lavo com água quente já pensando na economia de energia. Para secar prefiro o ciclo  “armário secagem”. Quando o volume de roupa é pequeno, geralmente roupas brancas ou as coloridas que mancham, deixo lavando no algodão rápido e deixo secando só por 30 minutos, depois deixo no cabide e fica secando no varalzinho.
Uma dica é verificar se as roupas estão secas antes do ciclo se completar, em geral se a máquina estiver cheia o ciclo de secagem completo dura 2 horas, mas as vezes mesmo a máquina marcando meia hora, 45 minutos faltantes para encerrar o ciclo as roupas já estão bem secas e assim você consegue economizar um pouco mais de energia.
Quando tiro as roupas da máquina deixo-as penduradas num cabide no varal até elas esfriarem e só depois eu dobro, pois como elas saem bem quentes da máquina se você não tiver cuidado ao dobrar elas ficam extremamente amassadas. As vezes encerro o ciclo mesmo quando as roupas ainda estão  um tanto úmidas (bem pouco úmidas) pois elas acabam de secar no varal.
Porém se você  não tirar as roupas logo depois que encerrar o ciclo se prepare para ter mais trabalho ao passar pois as roupas vão sair totalmente macotadas.
Em relação ao encolhimento não notei nada exagerado não, as roupas continuam servindo normalmente, a única coisa que dá pra sentir é o jeans um pouco apertado na primeira vez que você usa mas depois ele laceia e pra mim isso é normal já acontecia antes de secar as roupas na secadora.
E finalmente em relação a passar ou não a roupa eu acho que se você deixar no cabide esticadinho logo que a roupa sai da máquina até dá pra não passar, porém não fica aquela roupa bem lisinha, bonitinha como se tivesse passada, então como eu gosto de roupa bem esticada prefiro passar com o ferro inclusive a roupa de cama, só não passo as toalhas de banho.
Bom o post ficou enorme, mas espero ter contribuindo de alguma forma com alguém que está pensando em comprar uma lava e seca que na minha opinião é a melhor invenção da modernidade e de loge a minha melhor aquisição doméstica, dá até um gosto lavar roupa. rs…
A Sra. N do Resolvido a Dois também fez um post super detalhado sobre a lava e seca, e o blog Dias a Dois também  aborda suas impressões sobre a famigerada lava e seca.

CENTRAL DE ATENDIMENTO LG:

11 4304-4310 | 11 98227-4632